Blog - Recicla Ecológica

"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy

Ultimas Postagens

Como fazer coleta seletiva

Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...


Quando mudar é necessário!

Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...


Corrupção nossa do dia a dia

Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...


Triste história por trás do lixo

História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...


O lixo que vira arte

O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...


Lixo Hospitalar

Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...


O projeto TRASHed: Art of Recycling

Criatividade com as lixeiras toma conta de...


Dia de Praia

Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...


Lixo Espacial

Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...


Descuido com água e poluição dos rios

A água é um elemento essencial para vida,...


20 motivos para começar a reciclar seu lixo!

Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...


A Tecnologia e o Lixo

O problema do lixo é um problema real e que...


Passeio com consciência

Passeios em sua maioria das vezes são sempre...


Todmordemem a Cidade Sustentável

Diante de tantas adversidades em relação ao...


Instrumentos de materias recicláveis

A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...


Descuido com água e poluição dos rios

Descuido com água e poluição dos rios

A água é um elemento essencial para vida, existe em grande abundância no planeta terra. Presente em rios, lagos, oceanos, geleiras, calotas polares, lençóis freáticos superficiais e subterrâneos. Mas a consciência de sua importância parece se limitar a ignorância da população do planeta, onde muitos rios são utilizados como grandes lixeiras, dos mais diversos tipos de lixo, causando danos ao ambiente e paradoxalmente a própria população.

Breve história da água: após viajar milhões de quilômetros pelo espaço, milhares de asteroides e cometas se chocaram contra a terra trazendo junto com eles água para o planeta. Essa água é a mesma que existe até nos dias de hoje. Sua jornada passou por vários ciclos e eras diferentes desde o inicio da vida na terra, com isso sabemos que a mesma água que hoje utilizamos já fez parte de outros seres vivos, como os dinossauros por exemplo.

75% da superfície do planeta são recoberto por água, menos de 3% desse total é representado por água doce. Somente um terço dessa água está disponível. Ou seja, apesar da grande quantidade de água, o que de fato temos para o consumo é somente uma pequena fatia. Com tão pouca água, é imprescindível que a mesma seja bem cuidada, porém não isso que ocorre.

Poluição dos rios

Rio Tietê

Rio Tietê

Um exemplo do descuido com a água, nesse caso mais especificamente com os rios, é a poluição do rio Tietê. O rio Tietê possui cerca de1150 quilômetros de extensão, onde o mesmo cruza o estado de São Paulo até chegar ao estado do Paraná.

Um rio que tem uma grande importância hidrográfica e histórica, hoje é utilizado para despejo de lixo e esgoto, sendo atualmente o rio mais poluído do Brasil.

Com a poluição do rio, além do mau cheiro nas regiões metropolitanas, o mesmo possui um grande potencial para transmissões de doenças, e com o excesso do lixo, faz com que nas épocas de chuvas passe a transbordar levando enchente para as regiões mais próximas, ponto mais crítico para proliferação das doenças.

Reverter o problema do rio

Rio Tietê

O primeiro passo é a conscientização da população e de seus governantes para a importância da descontaminação do rio, sendo necessário fazer o tratamento de esgoto antes que o mesmo seja despejado no rio. Também resolveria o problema do despejo de lixo no rio Tietê, já que é a causa das enchentes na região metropolitana de São Paulo.

Compartilhe!

Comentários

Subir