Blog - Recicla Ecológica

Compostagem doméstica o que é e com fazer

Compostagem doméstica o que é e com fazer

A arte de transformar lixo orgânico em adubo para as plantas

Na natureza a decomposição de matéria orgânica gera fertilizante natural em um ciclo onde a matéria orgânica é decomposta e volta ao solo alimentando plantas e as plantas alimentando animais.

O processo de compostagem é fazer o que já ocorre de forma natural na natureza, mas de maneira controlada o que pode ser realizado até mesmo em casa com o uso de composteira.


pequena planta
Image by Michael Haderer from Pixabay

Como funciona a compostagem

Para realizar a compostagem é necessário entender como funciona o processo, e para ocorrer é preciso material orgânico o que pode ser restos de frutas, serragem ou folhas secas e um local onde possa depositar esses materiais para poderem ser decompostos.

Após a decomposição desse material na composteira será liberado o húmus, um líquido concentrado que pode ser utilizado como fertilizante e também como pesticida natural, além do material do final do processo se tornar uma massa amarronzada e sem cheiro.

Como fazer compostagem em casa

Compostagem caseira utiliza os mesmos processos mencionados acima, ou seja, seguir o processo da decomposição da matéria orgânica. Porém, a forma de processar pode variar conforme o modelo da composteira a ser utilizada que pode ser uma industrializada ou mesmo uma feita de forma artesanal em casa.

A forma mais comum de composteira é utilizando três recipientes, dois na parte de cima onde vão revezar primeiro e segundo lugar e um terceiro que ficará abaixo dos dois onde o chorume vai escorrer, nesse terceiro é comum ser instalado uma torneira para retirar o chorume gerado pela decomposição da matéria orgânica.


modelo de composteira

A composteira pode ser uma industrializada na qual você compra pronta para o uso, quanto também é possível fazer utilizando recipientes reciclados como baldes e garrafas pets.

Definindo o modelo da composteira você pode adicionar a matéria orgânica na primeira ou na segunda partição, sempre com serragem ou folhas secas.

Observações

- NÃO COLOQUE NA COMPOSTEIRA RESTOS DE COMIDA COMO CARNES, LATICÍNIOSE COMIDAS COM TEMPERO.

- Importante manter a umidade correta, se estiver muito molhado deve ser adicionado mais serragem ou folhas secas.

- Pode ser adicionado minhocas californianas, elas aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica.

- As duas primeiras partições podem revezar a posição quando um já estiver cheia.

- O chorume gerado não deve ser colocado diretamente nas plantas por ser muito concentrado onde ainda esta ocorrendo reações químicas, para poder utilizar é necessário diluir em uma proporção de 1 para 10, exemplo: se tem 10 ml de chorume deve ser diluído em 100 ml de água.

Confira o vídeo de como fazer uma composteira caseira

Vantagens da compostagem doméstica

O fato de não estar descartando o lixo orgânico evita que o mesmo vá parar em aterros e lixões a céu aberto, diminuindo assim a poluição. Ao utilizar o lixo orgânico para compostagem além de reciclar o lixo orgânico você vai ter um adubo de alta qualidade para utilizar na jardinagem caseira.

Compartilhe!

Comentários

Você tambem vai se interessar!

Lixeira p/ Coleta Seletiva - 50 Litros

Cód. 9805c

Cesto de Lixo com Tampa Basculante em Fiberglass

Cód. 700C

Lixeira em Inox com 2/3 Divisões Plásticas - 26L

Cód. MIX3I

Lixeira com Divisões Fixas em Plástico

Cód. 1785

Subir