Blog - Recicla Ecológica

"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy

Ultimas Postagens

Como fazer coleta seletiva

Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...


Quando mudar é necessário!

Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...


Corrupção nossa do dia a dia

Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...


Triste história por trás do lixo

História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...


O lixo que vira arte

O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...


Lixo Hospitalar

Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...


O projeto TRASHed: Art of Recycling

Criatividade com as lixeiras toma conta de...


Dia de Praia

Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...


Lixo Espacial

Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...


Descuido com água e poluição dos rios

A água é um elemento essencial para vida,...


20 motivos para começar a reciclar seu lixo!

Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...


A Tecnologia e o Lixo

O problema do lixo é um problema real e que...


Passeio com consciência

Passeios em sua maioria das vezes são sempre...


Todmordemem a Cidade Sustentável

Diante de tantas adversidades em relação ao...


Instrumentos de materias recicláveis

A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...


Movimento de upcycling ganha força em Bali com a criação de casas feitas de plástico reciclado

Movimento de upcycling ganha força em Bali com a criação de casas feitas de plástico reciclado

Empreendedor balinês lidera movimento Sungai Watch para limpeza de rios e praias, e constrói casa inteiramente feita de plástico reciclado

"A decoração e mobília da casa, como a estrutura da cama e os armários da cozinha, foram totalmente feitas de resíduos de copos e canudos plásticos", disse Bencheghib.

"Decidi reciclar os plásticos que estamos coletando dos rios e mostrar o que podemos fazer com eles", disse Bencheghib em uma entrevista à Reuters em sua pequena casa com vista para o oceano cristalino de Bali.

O jovem de 28 anos iniciou o movimento "Sungai Watch" para limpar rios obstruídos, praias sujas e locais ilegais de despejo de lixo em Bali e Java nos últimos dois anos para impedir que o lixo vá para o oceano.

Depois de concluir sua primeira casa feita de plásticos reciclados, Bencheghib está buscando desenvolver ainda mais o modelo da casa e produzi-lo em massa para vítimas de desastres naturais.

Os esforços de Bencheghib destacam a tendência de upcycling na ilha turística da Indonésia, que registrou cerca de 915.500 toneladas de lixo jogado fora apenas em 2021, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Florestas, sendo que a maioria dos resíduos vem de residências e empresas.

Um dos clubes de praia de luxo de Bali também está promovendo um esforço de desperdício zero criando seus móveis e decorações a partir de lixo.

Confira o vídeo feito pela BBC

Cadeiras, colares, caixas de lenços e porta-copos no clube de praia Potato Head foram recriados em suas instalações usando quilos de lixo.

"É realmente um processo baseado na criatividade, então olhamos para o lixo que é gerado e tentamos ser criativos sobre o que podemos fazer com ele, usando ciência, design e diferentes elementos", disse o Diretor de Experiência do Potato Head, Simon Pestridge, em uma oficina no clube de praia para a Reuters.

As icônicas praias de Bali foram recentemente poluídas com lixo plástico durante o auge da temporada de monções, à medida que fortes ventos e chuvas trazem poluição da ilha vizinha de Java. Pelo menos 600 toneladas de lixo foram registradas entre outubro e dezembro de 2022, de acordo com dados do governo de Bali.

Os habitantes locais e turistas, no entanto, estão otimistas de que Bali está caminhando na "direção certa".

"É impressionante a iniciativa dos balineses, dos hotéis e da maioria das pessoas daqui em termos de coleta e reciclagem de resíduos", disse um turista da Tailândia, Napas Vongkusolkit.

O governo local tem feito esforços para reduzir o lixo plástico na ilha turística, como a proibição de sacolas plásticas em supermercados. A poluição plástica ameaça a extinção de espécies marinhas, e os microplásticos agora fazem parte da cadeia alimentar, com grupos ambientalistas alertando sobre graves consequências para a vida e o planeta.

Qual a importância da reciclagem do plástico

plastico reciclado

A reciclagem de plástico é extremamente importante para a preservação do meio ambiente e para a saúde humana. O plástico é um dos materiais mais utilizados no mundo atualmente, e sua produção em massa gera toneladas de resíduos que são descartados incorretamente, poluindo rios, mares e solos.

Quando o plástico é reciclado, ele é transformado em novos produtos e evita que mais resíduos sejam descartados incorretamente. Isso ajuda a reduzir a quantidade de lixo acumulado em aterros sanitários, que são uma das principais fontes de poluição do solo e da água.

Além disso, a reciclagem de plástico também ajuda a reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Isso porque a produção de plástico virgem requer a extração de petróleo e o uso de energia, o que aumenta a emissão de gases poluentes na atmosfera. Ao reciclar o plástico, reduz-se a necessidade de produzir mais plástico virgem, reduzindo assim o impacto ambiental.

Outra vantagem da reciclagem de plástico é a possibilidade de criar novos produtos e até mesmo construir casas, como mostrado no texto sobre o empreendedor balinês que construiu uma casa inteiramente feita de plástico reciclado. Isso mostra que é possível transformar um material que seria descartado em algo útil e sustentável.

Portanto, é importante que cada um faça a sua parte para contribuir com a reciclagem de plástico. Separar o lixo corretamente, optar por produtos com embalagens recicláveis e apoiar iniciativas de reciclagem são algumas formas de ajudar a preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para todos.

Um exemplo a se seguir Bencheghib

O exemplo de Bencheghib, em construir uma casa com plástico reciclado, nos mostra que é possível dar um novo destino aos resíduos plásticos que seriam descartados e, ao mesmo tempo, gerar soluções sustentáveis para a construção civil.

Além disso, a iniciativa de Bencheghib chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e da busca por soluções que contribuam para um futuro mais sustentável. Se mais pessoas adotarem práticas sustentáveis como a reciclagem de plástico, podemos reduzir o impacto ambiental e promover um desenvolvimento mais equilibrado e consciente.

Outro ponto importante é que a iniciativa de Bencheghib não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também para o combate à pobreza e à exclusão social. Ao utilizar plástico reciclado como matéria-prima, ele cria uma fonte de renda para catadores de materiais recicláveis e outras pessoas envolvidas na coleta e separação do lixo.

Portanto, o exemplo de Bencheghib nos inspira a repensar nossas escolhas e buscar soluções mais sustentáveis em nosso cotidiano. A reciclagem de plástico é apenas um exemplo de como podemos fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.

Compartilhe!

Comentários

Você tambem vai se interessar!

4

Lixeira p/ Coleta Seletiva - 50 Litros

Cesto de Lixo com Tampa Basculante em Fiberglass

Lixeira em Inox com 2/3 Divisões Plásticas - 26L

Lixeira com Divisões Fixas em Plástico

Subir