Blog - Recicla Ecológica

O que é obsolescência programada?

O que é obsolescência programada?

A obsolescência programada está presente em nossos dias e muitas vezes imperceptível

As compras e o consumo fazem parte de nossa rotina, o que sempre nos faz trocar de smartphone, roupas e até mesmo nosso carro. Mas será mesmo que nós precisamos fazer a substituição? Em muitos casos infelizmente sim e a culpa não é nossa.

Uma grande parte de tudo que é fabricado é feito para ser substituído quanto antes através da obsolescência programada ou da obsolescência perceptiva.

O que é obsolescência programada?

Basicamente consiste na fabricação de um produto com data para propositalmente se tornar obsolete e então trocado, ou seja, na prática, o fabricante constrói o produto para durar até determinado tempo para que então possa ser substituído por um novo.

Quando surgiu a obsolescência programada?

Surgiu na década de 1920 pelo então presidente da General Motors, onde através de uma estratégia passou a lançar anualmente modelos de carros novos com design e configurações diferentes e dessa forma fazer com que fossem substituídos anualmente.

Outro conceito muito usado é da obsolescência perceptiva

obsolescência perceptiva
Foto de Huỳnh Đạt no Pexels

A obsolescência perceptiva consiste em fazer com que os produtos mesmo sem estarem obsoletos, ou seja, ainda quando podem ser usados sejam trocados por conta de novos produtos com design mais modernos e com novas funcionalidades.

Mas qual o problema da obsolescência programada?

lixo gerado pelo consumo e obsolescência programada
Foto de Tom Fisk no Pexels

Além é claro do problema ético no qual constroem produtos para se tornar obsoletos em pouco tempo também existem diversos problemas relacionados a produção e o meio ambiente.

Para a construção de novos produtos é necessária a extração de minério, desmatamento e o grande problema nisso tudo está no fato de nosso planeta não possuir recursos infinitos. Essa é uma das pontas do processo que é a extração, porém existe também o outro lado que é o descarte desses produtos.

Com uma grande quantidade de lixo gerada por consequência de tamanho consumo onde esse lixo é levado para aterros, que podem ou não serem incinerados (o que torna muito pior).

Reciclagem do lixo pode ajudar

Reciclar o lixo com certeza pode ajudar, mas é preciso muito mais do que isso visto que muitos produtos foram fabricados justamente para não serem reciclados, como por exemplo, caixas de leite outros produtos que possuem diversas camadas com metal e papel misturado o que não permite uma separação e dessa forma uma reciclagem desse material.

Porém, os produtos que podem ser reciclados ajudam tanto na questão da poluição quando na diminuição da extração de recursos naturais.

Compartilhe!

Comentários

Você tambem vai se interessar!

Lixeira p/ Coleta Seletiva - 50 Litros

Cód. 9805c

Cesto de Lixo com Tampa Basculante em Fiberglass

Cód. 700C

Lixeira em Inox com 2/3 Divisões Plásticas - 26L

Cód. MIX3I

Lixeira com Divisões Fixas em Plástico

Cód. 1785

Subir