"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
A reciclagem de lixo vem como uma solução muito boa para problemas ambientais causados pela poluição por lixo e pela extração de matéria-prima da natureza o que causa danos ambientais.
Mas será que sabemos quais materiais que podem ser reciclados? Vamos lá!
Materiais que podem ser reciclados são papéis, plásticos, vidro, metais e madeira.
O processo para reciclagem inicia com a separação dos resíduos os que contam com opções como lixeiras para coleta seletiva que são separadas por cores, onde cada cor é designada para um tipo de material a ser separado.
As cores da coleta seletiva surgiram com resolução CONAMA Nº 275/2001, sendo elas as cores azul, vermelho, verde, amarelo, preto, laranja, branco, roxo, marrom e cinza.
Significado das cores da coleta seletiva:
Azul: papel/papelão
Vermelho: plástico
Verde: vidro
Amarelo: metal
Preto: madeira
Laranja: resíduos perigosos
Branco: lixo hospitalar
Roxo: lixo radioativo
Marrom: lixo orgânico
Cinza: tudo que não pode ser reciclado
Porém, nem tudo que esta na lista de material reciclado pode ser realmente reciclado, o que ocorre, por exemplo, com papéis que contém algum tipo de material orgânico, ao conter material orgânico como exemplo tampa de pizza ou embalagem de pizza, o mesmo não pode ser separado para ser reciclado por isso deve ser jogado na lixeira de cor cinza.
Toda vez que um material é reciclado ele evita que mais materiais sejam extraídos da natureza, assim como evita que aquele material que foi reciclado vá parar em aterros e lixões, ou seja, evita poluição.
Outro fator importante da coleta seletiva é a geração de empregos, uma vez que para fazer a separação e coleta é preciso mão de obra, o que gera empregos e movimenta a economia.
As vantagens por efetuar a coleta seletiva possui muitas frentes, o que a faz uma solução muito prática para o lixo que em sua maior parte é descartado de forma incorreta.
: 20/08/2021