
Diariamente estamos consumindo e gerando lixo, diariamente estamos descarando esse lixo em lixeiras sem qualquer separação dos materiais ou pior em muitos casos jogados em locais incorretos como o chão, pela janela do carro ou mesmo diretamente em rios.
Essas atitudes são muito comuns no Brasil, onde não existe uma política forte para conscientização sobre a importância da coleta seletiva, o que faz com que muitas pessoas joguem lixo nesses locais pelo simples fato de desconhecer o problema que estão causando ao meio ambiente e a própria sociedade.
Mas se não separamos o lixo e ele é recolhido para onde ele vai?
Todo lixo recolhido por caminhões que não são da coleta seletiva são destinados a aterros sanitários em casos piores para os conhecidos lixões, onde os lixos são depositados diretamente no solo sem qualquer cuidado ou tratamento.
Quais os riscos do lixão?

Foto de Tom Fisk no Pexels
O fato do lixo ser colocado sem qualquer planejamento no solo, faz com que todo tipo de material que esteja ali, incluindo pilhas, baterias, materiais biológicos se misturem e desçam no solo com um chorume altamente tóxico que pode chegar a lençóis freáticos e a rios.
Pelo lixo estar totalmente exposto também atrai insetos e todo tipo de animais, fazendo assim um local de proliferação e doenças. Além é claro que a chuva pode arrastar esses materiais ali jogados para rios.
Qual a diferença de um lixão para um aterro?
O lixão basicamente como mencionado acima é um local onde o lixo é depositado sem qualquer preparação ou cuidado diretamente no solo, já um aterro sanitário é local construído utilizando uma engenharia para manter o lixo em valas cuidadosamente construídas para que não ocorra vazamento.
A estrutura de um aterro pode variar, mas sempre utiliza a mesma premissa, de minimizar ao máximo a poluição do meio ambiente. Nesses locais as valas utilizadas para depositar o lixo são forradas com um material plástico para evitar vazamento no solo, e são recobertas permitindo somente uma entrada com um cano para a saída e coleta do gás metano.
Um aterro é seguro para o meio ambiente?

Aterro Santário de Brasília, Brasília, DF, Brasil 17/1/2017 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.
Com certeza é melhor que o lixão a céu aberto, porém, não é totalmente seguro visto que toda construção está sujeita a acidentes e não é incomum ocorrer vazamento desses materiais ao meio ambiente.
Qual a melhor solução para o lixo?

Foto de Polina Tankilevitch no Pexels
Sem dúvidas a melhor solução é o reaproveitamento dos materiais, ou seja, coleta seletiva de lixo. Dessa forma diminui e muito a quantidade de lixo destinada a aterros além de fazer um grande bem a sociedade em geral, visto que a coleta seletiva gera empregos, diminui a extração de materiais na natureza e evita que o material polua o meio ambiente.