Blog - Recicla Ecológica

"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy

Ultimas Postagens

Como fazer coleta seletiva

Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...


Quando mudar é necessário!

Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...


Corrupção nossa do dia a dia

Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...


Triste história por trás do lixo

História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...


O lixo que vira arte

O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...


Lixo Hospitalar

Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...


O projeto TRASHed: Art of Recycling

Criatividade com as lixeiras toma conta de...


Dia de Praia

Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...


Lixo Espacial

Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...


Descuido com água e poluição dos rios

A água é um elemento essencial para vida,...


20 motivos para começar a reciclar seu lixo!

Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...


A Tecnologia e o Lixo

O problema do lixo é um problema real e que...


Passeio com consciência

Passeios em sua maioria das vezes são sempre...


Todmordemem a Cidade Sustentável

Diante de tantas adversidades em relação ao...


Instrumentos de materias recicláveis

A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...


Dia de Praia

Dia de Praia

Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na sexta feira , depois de uma semana de planejamento, é hora de pegar a estrada, com aquela sensação boa de quem está saindo da rotina e tem pela frente uns dias de diversão e descanso. É aquele momento de relaxar esquecer os problemas do dia a dia, enfim, curtir a vida sem horários. Mas já no domingo é hora de voltar para casa, com vontade de ficar. Mas fazer o que? a vida continua e o trabalho nos espera, o que, aliás, é muito bom porque é ele que nos sustenta em todos os sentidos: material, psicológica e espiritualmente. Um final de semana de boas lembranças e com a vontade de repetir o passeio é o que fica. Mas nem tudo que reluz é ouro e um final de semana de muitas pessoas curtindo a vida pode significar mais lixo e prejuízo se ele não for devidamente reciclado ou cuidado, quer dizer colocado no seu devido lugar. Sim, porque enquanto as pessoas curtem a vida alguns animais são sacrificados pelo descaso, falta de educação neste quesito que infelizmente tem afetado tanto tantas espécies de vida do nosso planeta. E aqui estamos falando especificamente das aves e animais marinhos que compartilham o mesmo ambiente da praia com o ser humano.


Ainda que o lixo encontrável atualmente nos oceanos não venha necessariamente dos mal educados cidadãos que frequentam as praias, mas de industrias e rios poluídos, sem dúvida o grande vilão desta história acaba sendo em última instancia o ser humano que por ignorância, preguiça ou mesmo por indiferença não se importa com os lixos gerados por ele e que ao invés de irem para a lixeira vão para o mar. E o resultado é bastante terrível para os animais que segundo as estatísticas estão morrendo de forma absurda nos últimos anos. Para se ter uma ideia do efeito nefasto deste fato basta dizer que cerca de 80% do lixo dos oceanos vem da terra - através do vento e de enxurradas de ruas e estradas. Os outros 20% são lançados de navios e embarcações de pesca. Deste total cerca de 90% dos detritos marinhos é formado por material plástico. Ora o plástico não é biodegradável o que complica ainda mais a questão do lixo nos oceanos. Depois do plástico temos a latas de alumínio que demoram nada menos que cem anos para serem desintegradas.
Tartarua no lixo
Fonte imagem: http://gerry.jusbrasil.com.br/noticias/120460675/impacto-do-plastico-como-o-descarte-de-plastico-nos-oceanos-afeta-a-vida-do-planeta?ref=topic_feed
Golfinho no lixo
Fonte imagem: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/01/golfinho-e-achado-morto-em-sp-com-grande-quantidade-de-lixo-na-boca.html

Os animais mais afetados são os golfinhos e as tartarugas que tem morrido em grande numero por terem ingerido justamente material plástico . Em diversos momentos os seres humanos prejudicam o meio ambiente matando outros seres com quem deveriam viver em harmonia. Ainda há muito que mudar e aprender- o planeta é tudo o que temos e por isso precisamos preservá-lo para o nosso bem. Sem isso não teremos futuro na face da Terra.

Referencias http://www.institutoecofaxina.org.br/2008/08/o-lixo-e-algumas-consequncias.html
http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/03/lixo-despejado-em-local-inadequado-prejudica-animais-marinhos-na-pb.html

Compartilhe!

Comentários

Você tambem vai se interessar!

Banco de Jardim em Madeira Plástica 1,5 m

Banco de Jardim em Madeira Plástica 93 cm

Banco 3 Tábuas em Madeira Plástica 1,50 m

Banqueta 3 tábuas em Madeira Plástica 45 cm

Subir