Blog - Recicla Ecológica

"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy

Ultimas Postagens

Como fazer coleta seletiva

Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...


Quando mudar é necessário!

Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...


Corrupção nossa do dia a dia

Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...


Triste história por trás do lixo

História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...


O lixo que vira arte

O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...


Lixo Hospitalar

Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...


O projeto TRASHed: Art of Recycling

Criatividade com as lixeiras toma conta de...


Dia de Praia

Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...


Lixo Espacial

Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...


Descuido com água e poluição dos rios

A água é um elemento essencial para vida,...


20 motivos para começar a reciclar seu lixo!

Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...


A Tecnologia e o Lixo

O problema do lixo é um problema real e que...


Passeio com consciência

Passeios em sua maioria das vezes são sempre...


Todmordemem a Cidade Sustentável

Diante de tantas adversidades em relação ao...


Instrumentos de materias recicláveis

A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...


Quando mudar é necessário!

Quando mudar é necessário!

Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e mundos de todos os tamanhos e tipos, vivemos em um planeta que nem mesmo é o maior de seu sistema solar, que gira em torno de uma pequena estrela chamada sol a 107 mil k/h. Sendo a circunferência desse planeta de aproximadamente 40mil quilômetros, o que não é muita coisa para um planeta onde a população cresce a cada dia.

Cada habitante desse pequeno planeta tem sua rotina, trabalho, família e lazer. Uns com a rotina muito corrida e agitada, já outros, com a vida tranquila no campo. Mas nem tudo vai bem. Há um mal à espreita que atinge todo lugar onde há grande concentração de pessoas: o lixo!

Mas por que o lixo seria um problema tão sério? O lixo é responsável por incontáveis doenças e pestes dos mais variados tipos, exemplo clássico sendo a peste negra que assolou a Europa. Considerar a peste negra como exemplo nos dias atuais parece em certo ponto exagero. Talvez seja, mas não ao ponto de não considerar que o lixo de hoje não pode trazer doenças como ocorreu no passado, sendo que no presente ainda ocorre casos como dengue e Zica vírus!

Cada ser humano produz em média de 1 a 1,5 kg de lixo diariamente. Se considerar a população mundial, a quantidade de lixo é consideravelmente grande e assustadora, mesmo levando em consideração uma pequena porcentagem que de fato reaproveita o lixo de alguma forma, seja via coleta seletiva seja via coleta seletiva, reciclagem e por outros meios para resolver o problema de lixo.

Bem, por uma simples analise de números consideremos que nosso planeta é finito assim como nós seres humanos. Se continuarmos nesse ritmo, onde não temos somente o problema do lixo, mas também aquecimento global e poluição dos mais diversos tipos.

Temos a infeliz tendência a acreditarmos que não há problemas. Talvez estejamos realmente muito ligados em nossa rotina e não percebemos ou simplesmente não damos valor a tal consideração. Estamos habituados a ignorar o que não nos agrada, mesmo não sendo o ideal para nosso bem-estar com o planeta. Precisamos abrir os olhos para uma nova visão de mundo que é finito. Ter um olhar mais abrangente e que não foque somente no presente, mas também no futuro. O futuro é incerto demais para não agirmos!

Compartilhe!

Comentários

Você tambem vai se interessar!

Banco de Jardim em Madeira Plástica 1,5 m

Banco de Jardim em Madeira Plástica 93 cm

Banco 3 Tábuas em Madeira Plástica 1,50 m

Banqueta 3 tábuas em Madeira Plástica 45 cm

Subir