Para aqueles se preocupam com a questão do lixo, ou simplesmente querem manter o ambiente onde vivem limpo e organizado, é imprescindível ter uma lixeira. Mas será que qualquer uma serve?
As lixeiras têm o princípio de que são simplesmente para jogar lixo. Mas toda lixeira está preparada para receber qualquer tipo de lixo? A resposta é não! Mas não é algo complicado, é somente uma questão de atenção.
Como escolher?
Para escolher a lixeira ideal para cada ambiente temos que levar em consideração a quantidade de pessoas, o ambiente e com isso o tipo de lixo que será descartado. Segue abaixo alguns exemplos:
- Lixeira para escritório não necessita ter tampa nem ser muito grande, dessa forma sem ter pedal facilitando a usabilidade no dia a dia. Muitas das vezes sua estética combina com o ambiente.
- Lixeiras de lugares públicos tendem a ser maiores e com tampa basculante, já que não há um controle do que pode ser jogado dentro delas.
- Lixeira para banheiro deve ser pequena ou média para evitar acúmulo de bactérias, já que é necessário trocar o lixo com maior frequência. Algo importante para levar em consideração é sempre usar lixeiras com tampas e pedais, para evitar tocar a tampa com as mãos.
- Lixeira de cozinha segue uma linha semelhante ao do banheiro, por muitas vezes receberem restos de comida e material orgânico em geral. Elas podem ser maiores que a do banheiro.
Todas as lixeiras poderão ser escolhidas além de sua capacidade e tipo, pela sua estética, se atente aos detalhes, pois podem fazer a diferença e fazer com que a lixeira esteja em harmonia com o ambiente. Há lixeiras de vários tipos de materiais, tais como: plástico, inox, madeira e madeira plástica que é muito recomendável pela sua durabilidade e estética.
Mantê-las limpas!
Mantenha as lixeiras sempre secas, siga uma rotina de limpeza para evitar o acúmulo de bactérias e o mau cheiro. Para limpar as lixeiras bastas utilizar álcool, água e sabão, ou seja, um procedimento muito simples e eficaz.